É seguro fazer limpeza de pele durante a gestação?

22 DE março DE 2016

É seguro fazer limpeza de pele durante a gestação? Sim!

Além de seguro, é indispensável nesse momento.

A pele é um dos órgãos mais sensíveis às alterações próprias da gravidez. Tais condições, apesar de não representarem risco a mãe e ao feto, são responsáveis por grande desconforto e redução da qualidade de vida durante esse período.

De acordo com o Dr. Domingos Mantelli (Ginecologista e Obstetra) e a Dra. Erica Mantelli (Ginecologista, Obstetra e Sexóloga)a parte psicológica na gravidez para a mãe é de extrema importância, pois a gestante que se sente feia, triste, que tem vergonha do seu corpo e das mudanças corporais que estão acontecendo, gera sentimentos negativos em relação ao bebê, inconscientemente ela culpa o bebê pelas modificações que estão acontecendo no corpo. Esse mecanismo mesmo que inconsciente gera uma rejeição fetal, e pode trazer uma série de consequências. Existem diversos estudos que demonstram que bebês que sao rejeitados na vida intrauterina mesmo que inconscientemente pela mãe, podem ter síndromes depressivas após o nascimento. Todo e qualquer sentimento negativo que possa ser transmitido pelo bebê ele vai absorver isso em forma de memória inconsciente e pode trazer consequências durante a gestação e após o nascimento do bebê.

A limpeza de pele é um procedimento estético indicado, principalmente, para remoção de cravos abertos ou fechados e remoção de miliuns. Sua terapêutica consiste em uso de esfoliante, emoliente, desencruste, extração de comedões (cravos), cauterização finalizando com máscaras revitalizastes, hidratantes e ante oxidante. Porém nessa fase o profissional deve ter total domínio aos princípios ativos de seus cosméticos. Muitos cosméticos são contra indicados por ter alto índice teratogênico sobre o feto.

Alguns dos princípios ativos comuns em limpeza de pele que não podem ser utilizados em gestantes são: ácido salicílico, trietalonamina, uréia e nanotecnologia. Além dos cosméticos que não podem ser utilizados, precisamos lembrar que essa é uma fase em que o aumento dos hormônios gestacionais estimulam a tirosinase (aumento de melanina), porém todo cuidado é pouco na hora da extração dos cravos para prevenção de complicações, como a hiperpigmentação pós-inflamatória, evidente exacerbadas durante a gestação.

Na Estética Priscila Palazzo temos a Limpeza de pele fotônica específica para gestante, desenvolvida pela Dra. Priscila, onde utilizamos cosméticos orgânicos, assim como o uso de laser de baixa frequência e led. A fotobiomodulaçao é o processo que modifica a atividade celular utilizando ação direta da Luz na célula sem efeito térmico sobre ela. A principal célula estimulada por esse processo é o fibroblasto, grande responsável pelo aumento de colágeno dérmico. Não existe relatos de teratogenicodade ao uso de laser ou fontes de Luz. Trata-se de um procedimento seguro para o feto, já que o comprimento de onda utilizado na maioria das fontes de luz e não é suficiente para penetrar na cavidade uterina e causar dano ao feto. Dentre elas podemos citar:
– Luz azul: indicada para acne inflamatória, dermatite perioral, eczema facial, psoríase, vitiligo.
– Luz amarela: indicada para rejuvenescimento.
– Luz vermelha: indicada para cicatrização, rejuvenescimento, pós operatório, regeneração.
Além de dos benefícios citados acima, a limpeza de pele pode ser relaxante para a cabeça e saudável para a pele.

Indicamos a limpeza de pele mensalmente para diminuir as células mortas e manter a pele hidratada. Esse tratamento também promove clareamento, luminosidade e hidratação à pele. Por conta da ação dos antioxidante diminui-se a presença de radicais livres, que causa oxidação e escurecimento da pele. O resultado não poderia ser diferente. Uma pele limpa, macia e iluminada.

Agende sua avaliação em uma de nossas unidades:
www.esteticapriscilapalazzo.com/unidades

Nós encontramos um jeito divertido e prático de acompanhar a gestação da Dra. Priscila Palazzo (@p_palazzo), especialista em estética, e conversar sobre essa fase tão especial.

Você vai acompanhar uma nova série aqui no nosso blog:
Desvendando a Estética na Gestação e Lactação, relacionada aos cuidados com a beleza durante a gestação e lactação. Tratamentos, mitos, verdades, o que pode, o que não pode.
Vamos contar com a ajuda do Dr. Domingos Mantelli, Ginecologista e Obstetra e autor do livro Gestação: Mitos e Verdades sob o olhar do Obstetra, e também da Dra. Erica Mantelli, Ginecologista, Obstetra e Sexóloga.

Todas às terças, teremos um artigo novo.
Envie suas questões e também sugestões de artigos para que possamos tirar dúvidas também. 🙂

Compartilhe nas redes sociais